Sinais de um perseguidor: identificando e lidando com um problema pouco relatado

Podemos brincar sobre o “Insta-stalking” de uma paixão, mas a verdade é que o stalking não é engraçado, nem incomum. De acordo com o Stalking Resource Center, 15% das mulheres e 6% dos homens já foram perseguidos em suas vidas, geralmente por um parceiro atual ou anterior1. Mesmo quando não se trata de um parceiro, a maioria das vítimas conhece seus stalkers de alguma forma. Vamos examinar os sinais mais comuns de um perseguidor, os tipos de perseguidores, o que fazer se a senhora estiver sendo perseguida e os recursos para as vítimas.

O que é stalking?

A definição técnica de stalking é um padrão de comportamento direcionado a uma pessoa específica que faria com que uma pessoa razoável temesse pela segurança da pessoa ou de outros; ou sofresse sofrimento emocional substancial. Embora o assédio possa ser, e muitas vezes é, um dos sinais mais comuns de um stalker, as vítimas de assédio geralmente não têm medo de seus agressores, ao contrário das vítimas de stalking.

Sinais comuns de um stalker

Alguns dos principais sinais de alerta de um stalker incluem:

  • Contato constante, seja por telefonemas, e-mails ou mensagens de texto
  • Espreitar em sua vizinhança ou local de trabalho
  • Criando situações que o forçam a interagir com eles
  • Ter informações a seu respeito que o senhor não lhes contou
  • Monitoramento ou vigilância excessiva de seus movimentos
  • Dar presentes inadequados e indesejados
  • Aparecer inesperadamente
  • Orquestrar contratempos (pneus furados, apropriar-se de suas chaves ou outros pertences para que possam devolvê-los ao senhor) para que possam bancar o herói
  • Isolando o senhor de seus entes queridos
  • Ameaçar o(a) senhor(a) ou as pessoas que ele(a) vê como “concorrentes” pelo seu afeto

Perseguição on-line

Embora a Internet tenha tornado nossa vida mais conveniente, ela também facilitou a perseguição. Enquanto alguns perseguidores simplesmente usam a Web para encontrar informações sobre suas vítimas, como seus endereços ou rotinas diárias, outros chegam ao ponto de persegui-las ciberneticamente. Os sinais de um perseguidor on-line incluem a criação de contas de mídia social exclusivamente para assediar o alvo, comentar em todas as suas publicações de mídia social, segui-lo em qualquer comunidade on-line da qual ele participe, enviar mensagens ameaçadoras ou obscenas, ou fotos explícitas para o alvo, ou até mesmo se passar pelo alvo na mídia social para arruinar sua reputação.

Segurança em encontros on-line: Seu guia para procurar o amor com segurança

Vamos dar uma olhada nas dicas mais úteis de segurança para encontros on-line, bem como nos sinais de alerta e golpes mais comuns.

Tipos de stalkers

Embora os sinais de um stalker sejam universais, há diferentes tipos, incluindo stalkers de parceiros íntimos, stalkers de conhecidos e stalkers de estranhos.

  • Stalker de parceiro íntimoComo o nome sugere, essa pessoa é um parceiro atual ou anterior da vítima. Ela pode considerar a vítima como sua propriedade, mesmo depois de ela ter deixado o relacionamento, ou estar tentando seduzi-la de volta.
  • Perseguidor de conhecidos: Esse tipo de stalker é conhecido da vítima – eles podem ser amigos ou alguém que a vítima encontrou algumas vezes. O stalker pode querer um relacionamento mais sério e ver a perseguição como uma forma de perseguir a vítima.
  • Stalker estranho: A vítima não tem nenhum conhecimento prévio com o stalker, embora o stalker possa acreditar que eles tenham algum tipo de conexão preestabelecida (esse é geralmente o caso de fãs que perseguem celebridades).

Independentemente do tipo de perseguidor que você tenha, é melhor ter um plano de segurança, tomar cuidado com o que diz on-line e informar a outras pessoas que está sendo perseguido para que elas possam ficar de olho em você.

Como o stalking afeta as vítimas?

É lamentável que o stalking não seja levado tão a sério quanto deveria, pois é muito mais perigoso do que a maioria das pessoas imagina. Pode levar à depressão e ao TEPT, e mais de dois terços das vítimas de perseguição relatam ter sofrido danos físicos. Além disso, foi comprovado que longos períodos de estresse elevado podem levar ao aumento do risco de ataques cardíacos e derrames2. Ser perseguido também pode afetar a capacidade das vítimas de formar relacionamentos, bem como ter um impacto negativo em seus próprios relacionamentos, já que um dos sinais de um perseguidor é sua capacidade de isolar seus alvos.

Medidas a serem tomadas se o senhor suspeitar que está sendo perseguido

Se o senhor estiver se perguntando “Ele está me perseguindo?” ou “Ela está me perseguindo?”, provavelmente é hora de adotar algumas medidas defensivas. Essas medidas podem ser valiosas não apenas para sua própria segurança, mas também se o caso chegar ao ponto de envolver a polícia.

  • Não se envolva com seu perseguidor. Embora possa ser tentador (e catártico) dizer a ele para parar, a maioria dos stalkers vê qualquer contato como motivação para continuar
  • Certifique-se de que sua casa esteja segura. Tenha um plano de segurança para qualquer lugar em que o senhor esteja regularmente, como o trabalho ou a escola
  • Documentar, documentar, documentar. Guarde todas as correspondências que o senhor receber, anote a data e a hora das interações, bem como anotações sobre o comportamento e quaisquer ameaças feitas
  • Informe seus amigos e familiares que o senhor está sendo perseguidopara que eles saibam que não devem fornecer nenhuma informação sobre o senhor
  • Entre em contato com a polícia. Mesmo que eles não possam fazer nada para começar, a reclamação ajuda a estabelecer um padrão de comportamento

O senhor está sendo perseguido? Há ajuda disponível

Se o senhor sentir que está em perigo imediato, não hesite em ligar para o 911 (ou para o número de emergência do seu país). Para as pessoas nos EUA, também é uma boa ideia entrar em contato com a linha de ajuda do Stalking Resource Center National Center for Victims of Crime Helpline (Centro Nacional de Recursos de Perseguição para Vítimas de Crimes) pelo telefone 855-4-VICTIM (484-2846), de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, ou ligar para a National Domestic Violence Hotline (Linha Direta Nacional de Violência Doméstica) pelo telefone 800-799-SAFE (7233), 24 horas por dia, sete dias por semana, para obter orientação de defensores treinados. O SPARC mencionado anteriormente também tem recursos para vítimas de perseguição de todos os gêneros, assim como o RAINN.

Levar a perseguição a sério pode salvar sua vida

É fácil ignorar os sinais de um perseguidor; afinal de contas, estamos acostumados a presumir o melhor das pessoas. Entretanto, a perseguição pode causar um grande impacto físico e emocional na vítima, e é por isso que é importante estar atento, tanto para o senhor quanto para as pessoas ao seu redor. Se perceber sinais de uma personalidade de perseguidor, não hesite em se afastar – não é uma aposta que o senhor possa se dar ao luxo de perder.

Como funciona

Sua busca por um ótimo relacionamento nunca foi tão fácil com a inovadora reformulação do eharmony que o senhor conhece e confia.