Comportamento de busca de atenção: o que é e como lidar

Todos nós já conhecemos essa pessoa; aquela que não consegue ouvir uma história que outra pessoa está contando sem fazer com que a história seja sobre ela; aquela que publica fotos que são um pouco atrevidas demais para chamar a atenção; aquela que aparentemente acha que uma dose diária de drama é tão importante quanto comer frutas e verduras. Embora possa ser tentador descartar o comportamento de busca de atenção como sendo apenas isso, ele é um pouco mais complicado do que parece. Neste artigo, definiremos o que é a busca de atenção, analisaremos por que alguém pode achar que buscar a atenção dos outros em um relacionamento é uma boa ideia e como é namorar uma pessoa que busca atenção. Também veremos como não cair nessa armadilha.

O que é comportamento de busca de atenção?

Não nos entenda mal; não há nada de errado, por si só, em querer atenção. É um desejo humano básico querer aprovação e validação, seja de pessoas próximas ou de estranhos. O comportamento de busca de atenção passa dos limites quando o senhor baseia toda a sua autoestima na opinião dos outros ou acredita e age como se fosse o único merecedor de qualquer coisa.

O comportamento de busca de atenção em um relacionamento pode se parecer com a busca constante de elogios por parte de seu parceiro, ataques de ciúme, independentemente de haver motivo para isso, ou não querer que seu parceiro preste atenção em ninguém além de você. Também pode envolver a publicação de armadilhas nas mídias sociais especificamente para chamar a atenção, flertar com pessoas que não sejam seu parceiro apenas para provar que você ainda é atraente ou criar drama em seus círculos.

Por que algumas pessoas querem tanto chamar a atenção?

Há muitos motivos pelos quais alguém pode se envolver em um comportamento de busca de atenção. Algumas pessoas simplesmente se sentem sozinhas e desesperadas por atenção; segundo seu modo de pensar, qualquer atenção é melhor do que nenhuma, mesmo que seja do tipo negativo. Elas também podem ter problemas de autoestima, e buscar validação é uma forma de combater isso. Os sinais de busca de atenção em adultos também podem ter suas raízes em traumas de infância – alguém que foi negligenciado ou abusado quando criança pode simplesmente não ter conseguido desenvolver relacionamentos saudáveis ou mecanismos de enfrentamento quando adulto. A mídia social também desempenha um papel importante – as “curtidas” que o senhor recebe nas fotos são uma dose fácil de dopamina, o que significa que é fácil para as pessoas já predispostas a querer uma dose rápida de validação se tornarem viciadas. Por fim, a saúde mental também é um fator – distúrbios como transtorno de personalidade histriônica, transtorno de personalidade limítrofe e transtorno de personalidade narcisista, todos listam o comportamento de busca de atenção como um sintoma.

Como lidar com a busca de atenção ao procurar amor on-line

Quando se trata de namoro on-line, pode ser muito tentador tentar se destacar da multidão, tornando-se cada vez maior, publicando fotos mais chamativas ou fazendo publicações mais polêmicas do que as que poderia fazer, apenas para atrair a atenção. Embora isso possa atrair mais atenção no curto prazo, a probabilidade de encontrar alguém que queira um relacionamento sério e de longo prazo não é alta. Talvez o senhor tenha que se esforçar mais e se conformar com menos curtidas, mas é muito mais provável que a recompensa valha a pena.

Reconhecendo ações de busca de atenção em seus parceiros de namoro

O comportamento de busca de atenção é bastante comum nos estágios iniciais de um relacionamento – afinal, o senhor quer que sua paixão o note! Entretanto, alguns comportamentos ultrapassam os limites da bandeiras vermelhas de namoro:

  • Não querer que o senhor converse com outras pessoas, especialmente se elas forem bonitas
  • Enfeitar histórias ou mentir completamente para parecer mais simpático
  • Fingir que está desamparado para que o senhor faça isso por ele ou o ensine a fazer

Se o interesse for genuíno, o senhor descobrirá que a outra pessoa nem sempre espera receber a atenção – ela ouvirá suas histórias e também oferecerá ajuda quando você estiver com dificuldades.

Como o comportamento de busca de atenção afeta os relacionamentos

Namorar uma pessoa que busca atenção pode ser exaustivo, entre as mudanças de humor, a necessidade constante de tranquilizá-la e nunca saber se o senhor está recebendo toda a verdade. Se, por outro lado, for a pessoa com comportamento de busca de atenção, pode ser difícil sentir que está recebendo validação suficiente de seu parceiro. A comunicação adequada pode ajudar ambos os lados a se sentirem ouvidos e aceitos. Além disso, se o senhor ainda não leu, o livro The Five Love Languages (As cinco linguagens do amor), de Gary Chapman, fala sobre as diferentes maneiras pelas quais as pessoas gostam de dar e receber afeto, e lê-lo juntos pode ajudar o senhor e seu parceiro a descobrir como se comunicar melhor.

Como lidar com adultos que buscam atenção

Então, o senhor decidiu que vale a pena namorar um adulto que busca atenção, ou percebeu que você mesmo é um.

Como lidar com um adulto que busca atenção quando está namorando

Tente apontar gentilmente a tendência de seu parceiro de buscar atenção e ajude-o a descobrir o motivo. Depois que o senhor tiver um controle sobre isso, ajude-o a descobrir como pedir atenção e apreciação de maneira saudável, em vez de buscar atenção de todas as formas possíveis. O senhor também pode parar de dar-lhes reforço positivo ao se envolver quando eles causam drama.

Como lidar com um adulto que busca atenção em um relacionamento

Bons limites são fundamentais para fazer um relacionamento funcionar quando seu parceiro tem um comportamento de busca de atenção. Trabalhe com seu parceiro para estabelecer e manter limites e pratique a comunicação com ele sobre o que funciona e o que não funciona. O senhor também pode sugerir que ele procure ajuda profissional para lidar com qualquer trauma subjacente. Pode ser que o comportamento do senhor tenha origem em um trauma não resolvido ou em uma doença mental não diagnosticada, e nesse caso é melhor procurar ajuda profissional.

Como lidar com comportamentos de busca de atenção em si mesmo

Felizmente, o senhor não está condenado a uma vida de constante busca por curtidas nas mídias sociais. Há várias maneiras de lidar com as tendências de busca de atenção que o senhor possa ter. Escrever um diário pode ajudá-lo a descobrir exatamente o quanto está buscando atenção e a identificar quaisquer padrões. O senhor também pode praticar a escuta ativa, especialmente com pessoas próximas. Isso o ajudará a se concentrar nelas em vez de em você e a criar conexões genuínas. Outra maneira de reduzir sua busca de atenção é identificar seus gatilhos – por exemplo, o Instagram – e trabalhar para reduzi-los ou eliminá-los. O senhor pode encontrar um hobby off-line que o obrigue a deixar o telefone de lado, reduzindo assim a tentação de se envolver em comportamentos de busca de atenção. Por fim, se for uma opção para você, a terapia pode ajudá-lo a descobrir as causas do seu comportamento de busca de atenção e a encontrar maneiras de lidar com elas, além de sugerir maneiras de lidar com isso no presente.

Namorar uma pessoa que busca atenção pode ser uma montanha-russa

O comportamento de busca de atenção é muitas vezes descartado como sendo simplesmente uma “vadia da atenção”, quando a realidade é muito mais complexa do que isso. Felizmente, existem ferramentas para ajudá-lo a lidar com isso, quer seja seu parceiro ou você que esteja apresentando sinais de busca de atenção em adultos. No entanto, às vezes um relacionamento com uma pessoa que busca atenção é demais para lidar, e não há problema nisso. É perfeitamente aceitável confiar em seus instintos e decidir que já basta. A senhora merece um relacionamento saudável e gratificante que satisfaça suas necessidades também. (E se a senhora estiver procurando por um? Sempre há o eharmony).

Como funciona

Sua busca por um ótimo relacionamento nunca foi tão fácil com a inovadora reformulação do eharmony que o senhor conhece e confia.