O amor dos contos de fadas, com suas narrativas encantadoras de príncipes e princesas, transformações mágicas e “felizes para sempre”, há muito tempo ocupa um lugar especial em nossos corações. Para muitos, é a paixão do romance de contos de fadas que lhe confere fascínio. No entanto, sob a superfície brilhante, há uma complexa tapeçaria de emoções e expectativas. Vamos analisar os dois lados da questão e por que o senhor pode querer se concentrar no amor verdadeiro em vez de esperar por alguém que tenha o sapatinho de cristal do tamanho certo.
O que significa amor de conto de fadas e sua beleza atemporal
O amor dos contos de fadas é o amor em toda a sua grandeza clichê. Mas o que significa o amor dos contos de fadas? Trata-se de superar maldições com amor, fazer barganhas imprudentes por amor e a intensidade do amor que permite que os heróis matem dragões. Como Belle, que enxerga através do exterior rude da Fera para amar o interior dela, é a noção de que alguns amores são indomáveis e estão destinados.
É interessante notar que foi a Disney que criou essa ideia, pois as versões mais antigas da maioria dos contos de fadas tinham narrativas muito mais macabras, geralmente sem finais felizes1.
Mas aqui estão algumas coisas boas sobre esse tipo de amor sem vender sua voz por um par de pernas como Ariel.
- O amor dos contos de fadas é confortável. Ele se encaixa perfeitamente nas ideias que muitos de nós temos de um relacionamento ideal graças à mídia de massa. Isso coloca menos atrito no relacionamento e torna a união mais harmoniosa desde o início.
- É incondicional. Esse tipo de amor é baseado na premissa de que os dois pertencem um ao outro. Que sempre pertenceram um ao outro. Portanto, tendemos a dar a ele tanta energia emocional que ele nos ajuda a superar os momentos em nosso relacionamento em que ele não é um conto de fadas.
- Em um relacionamento de conto de fadas, há também uma foco na realização do potencial de seu romance, fazendo um esforço extra. Isso significa que você pode confiar mais firmemente em seu parceiro para ser aquele príncipe ou princesa encantado que está pronto para escalar uma torre por você.
- Não se baseia na aparência. Com exceção da Bela Adormecida, a fábula do amor se concentra mais na ideia de que, quando esses personagens se confrontam, não é a beleza que leva o romance adiante, mas sim um profundo sentimento de compatibilidade. O filme Shrek satiriza isso com uma sinceridade maravilhosa.
- As pessoas que vivem um amor de conto de fadas geralmente estão em admiradas uma com a outra. Eles veem seus parceiros como um dos aspectos centrais de suas vidas e, portanto, esses relacionamentos geralmente consistem em apoiar um ao outro, encontrar beleza em suas imperfeições e, de modo geral, serem os maiores fãs um do outro, inspirando maior autoconfiança.
- Não é para ser perfeito. Os temas centrais de um romance de conto de fadas são sobre superar obstáculos e fazer concessões em nome do amor, o que é uma perspectiva realmente saudável sobre relacionamentos. Isso está ligado à noção de que o amor verdadeiro não é gratuito.
Mas como os contos de fadas se saem em relação à sua versão mais realista, o amor real?
A diferença entre o amor dos contos de fadas e o amor real
O primeiro problema que encontramos ao questionar se o amor de contos de fadas existe já está na primeira palavra do nome. No mundo real, os companheiros de quarto de sete anões não operam operações lucrativas de mineração de pedras preciosas e o sono eterno é chamado apenas de coma. Portanto, o amor dos contos de fadas segue a mesma linha de ser mais fantástico do que baseado na realidade, ao contrário do amor real.
Há também o fato de que a realidade nunca pode corresponder às expectativas idealizadas de um relacionamento de conto de fadas em sua cabeça. Colocar seu parceiro em um pedestal é injusto com ele e só o prepara para a decepção. Os contos de fadas não contêm discussões sobre lavar a louça ou ultrapassar os limites do outro, ao passo que, no amor verdadeiro, o confronto de conflitos e os modelos de resolução são um aspecto central da comunicação saudável.
A discrepância entre a realidade e os ideais dos contos de fadas
Muitas vezes, o amor dos contos de fadas consiste em colocar a jornada antes do amor, o que é uma espécie de inversão completa do namoro tradicional. Com o amor real, seu relacionamento deve ser a jornada para o amor, enquanto o da Cinderela e do Príncipe Encantado parece se basear em uma dança juntos e no fato de ela ter pés de tamanho incrivelmente específico.
Não há como evitar o fato de que se trata de um conceito predominantemente de gênero, em que se espera que as mulheres sejam graciosas e femininas e que os homens preencham certas caixas de verificação de masculinidade tóxica, não deixando muito espaço para contos de fadas menos tradicionais e LQBTQ+. Um estudo publicado na Psychology of Women Quarterly também constatou que as mulheres que dedicam muita energia para encontrar o romance de conto de fadas ideal geralmente negligenciam outras atividades e têm autoestima mais baixa do que as mulheres que têm uma variedade de atividades importantes2.
Realidade vs. Fantasia: A Busca pelo Amor Genuíno
No final das contas, o senhor deve se perguntar se o amor de conto de fadas existe mesmo e se é algo que realmente deseja. O amor verdadeiro é a construção de algo significativo em conjunto por meio da paciência e da intimidade, enquanto o amor de conto de fadas parece ter uma noção irrealista de que todas as peças já estão presentes e só precisam se conectar.
O senhor não precisa beijar sapos: Encontre um amor de conto de fadas que seja fundamentado na realidade
Aqui na eharmony, nunca menosprezamos a ideia de um amor de conto de fadas. E se a senhora conseguir encontrá-lo, melhor ainda. Apenas desaconselhamos que o senhor faça do amor de conto de fadas o único tipo que está disposto a aceitar. Estamos dizendo que esteja aberto ao amor real e a toda a sua bela e frustrante glória, encontrando alguém realmente compatível com o senhor. Portanto, não tente viver o conto de fadas de outra pessoa, escreva o seu próprio conto juntos.
Na eharmony, somos grandes fãs de histórias de amor. Afinal de contas, já tivemos mais de 2 milhões delas em nossa plataforma. Portanto, encontre a sua mais facilmente na eharmony hoje mesmo com a correspondência baseada em compatibilidade. Experimente-nos hoje e comece o primeiro capítulo.
Como funciona
Sua busca por um ótimo relacionamento nunca foi tão fácil com a inovadora reformulação do eharmony que o senhor conhece e confia.